Está pensando em implantar um novo processo em sua clínica? Pensou também na estratégia a ser tomada? Que tal começar por um método mais produtivo que irá economizar muito espaço que hoje é gasto com o arquivo de fichas? Pense que a melhor escolha é a modernização no registro dos pacientes, ou seja, o arquivo de prontuários. Adote um programa para o seu consultório que vá auxiliar a manter uma grande base de informação de fácil acesso, estando você dentro ou fora da sua clínica.
Sabemos da importância em cuidar do prontuário dos pacientes. A tecnologia propicia manter organizado um cadastro de pacientes, com acesso rápido, eliminando a morosidade no arquivamento e desarquivamento de fichas, as dificuldades para encontrar um prontuário, as implicações negativas no atendimento na sua clínica, o consumo de espaço físico e a perda de usufruto de inúmeras outas vantagens já conquistadas com o Prontuário Eletrônico de Pacientes (PEP).
Vale destacar o papel da recepcionista em sua clínica. Entendemos que a recepcionista possui um papel fundamental, pois é a pessoa responsável por intermediar a relação médico e paciente e está na linha de frente do atendimento. É a pessoa responsável por se comunicar com o paciente no primeiro contato, agendar uma consulta e cuidar muito bem do ambiente e responder pela clínica na obtenção de informações, dar orientações e fornecer informações solicitadas. A secretária poder contar com uma boa ferramenta de gerenciamento de informações é fator de melhor desenvolvimento dos trabalhos.
Não podemos contar as vezes que um paciente entra em contato pedindo informações sobre a última vez que foi ao consultório, em qual dia está marcada sua consulta, até mesmo quantas as vezes que compareceu no consultório com um determinado médico. Informações que se não acessadas rapidamente, consomem tempo da secretária, que às vezes não consegue atender à demanda do paciente e transmite assim uma ideia negativa de frustração ou desorganização.